Quem sem lembra do cuidado que as trilhas sonoras tinham nas novelas antigas, especialmente aos temas de abertura? Eram composições tão bem feitas e executadas que, ao tocarem no rádio ou serem apresentadas nos programas de TV, lembravam a obra imediatamente.
Músicas como as do Roupa Nova, Luiz Caldas com ‘Tieta’ e Sidney Magal em ‘Rainha da Sucata’ são exemplos desse impacto. Mas por que isso não acontece mais? Bem, nos dias atuais parece que as trilhas sonoras e temas de abertura nas novelas ou séries apenas cumprem uma função burocrática.
Estão ali apenas para atender aos interesses das gravadoras, empresários e produtores envolvidos. A magia e o cuidado com a musicalidade parecem ter ficado para trás.
Algumas canções, quando usadas nas cenas, acabam até afastando o público. Falta aquele capricho que havia antigamente. É evidente a necessidade de alguém se dedicar a resolver esse problema para recuperar a qualidade das trilhas sonoras.
Leia também: Mavi engata novo romance após morte em ‘Mania de Você’; veja
Conexão com o público
Afinal, quando bem executado, esse trabalho pode gerar resultados incríveis, como foi no passado. A atenção às trilhas sonoras é uma prática que merece ser retomada para garantir a conexão emocional do público com as produções televisivas. As informações são do colunista Flávio Ricco do portal LeoDias.