Megaterremoto deixa pessoas apavoradas; veja as imagens

Governo japonês também alerta para megaterremoto no Japão

Terremoto - Reprodução/Redes sociais
Terremoto – Reprodução/Redes sociais

Um novo relatório emitido pelo governo japonês acende um sinal vermelho sobre uma potencial catástrofe natural de proporções históricas. Pesquisadores indicam que há uma probabilidade de 80% da ocorrência de um terremoto de magnitude entre 8 e 9 graus ao longo da zona de subducção conhecida como Fossa de Nankai, situada no litoral sudoeste do Japão.

Publicidade

O possível tremor, que poderia se desdobrar em tsunamis devastadores e colapsos estruturais em grande escala, tem projeções sombrias: estima-se que mais de 300 mil pessoas podem perder a vida, especialmente se o evento ocorrer durante o inverno, à noite. A estimativa econômica também assusta — os prejuízos ultrapassariam os R$ 9 trilhões, valor que representa quase metade do PIB japonês.

Segundo o estudo, aproximadamente 1,23 milhão de cidadãos seriam diretamente atingidos em um cenário extremo, o que corresponde a cerca de 1% da população do país. A revisão dessas projeções foi atualizada a partir de novos dados sobre a geografia do solo e das áreas costeiras, além da influência de fatores econômicos como a inflação.

Com isso, os mapas de risco foram ampliados, prevendo inundações em regiões antes consideradas seguras. A Fossa de Nankai, com cerca de 900 km de extensão, é o ponto de encontro entre as placas tectônicas do Mar das Filipinas e da Eurásia — uma região historicamente instável, que já registra grandes terremotos com intervalos de 100 a 150 anos.

Publicidade

Leia também: Confessou tudo? Fátima expõe a verdade em ‘Vale Tudo’

Veja o vídeo!

Publicidade
Siga a Mais Novela no Google News e acompanhe nossos destaques

Laís Seguin é jornalista formada pela UNIMEP (Universidade Metodista de Piracicaba) e atua na imprensa desde 2021. Em Mais Novela e Márcia Piovesan, costuma escrever sobre celebridades, seu estilo de vida e também sobre as novidades da TV