Com Volta por Cima, a autora Claudia Souto criou uma história totalmente diferente das anteriores que escreveu para a faixa das 19h, Pega Pega (2017) e Cara e Coragem (2022). Além disso, a novelista revelou que o atual folhetim é um marco em sua vida.
“Essa novela é a minha volta por cima após um período de muita dor, quando você não sabe se você vai dar a volta por cima”, contou Claudia ao Notícias da TV. Ela revelou que depois de escrever Cara e Coragem, viveu um período muito difícil: “Não só da pandemia em si, mundial, para todo mundo, mas meu pessoal, eu perdi minha mãe, perdi amigos. Não de Covid diretamente”, desabafou.
Então, Souto contou como “deu a volta por cima”: “[A indicação para] O Emmy me ajudou muito. Ser indicada com Cara e Coragem foi como se o destino dissesse: ‘Pode virar página, deu tudo certo, vai criar outra’. Porque eu acabei muito, muito dolorida.”
Por fim, Claudia contou que descansou, depois voltou a consumir cultura, como cinema, livros, peças de teatro. Aos poucos, estava vivendo como antes e começou a ter ideias para uma nova novela. Para Volta por Cima, ela queria fazer algo que tivesse a alma do brasileiro, que tivesse o DNA de novela das sete e trouxesse a modernidade de que o gênero precisa atualmente.