Tony Ramos relembra seu personagem na novela Torre de Babel

Ator fala sobre a estreia da novela no Globoplay e a volta do protagonista Clementino: 'É fruto de um meio sem amor'

Redação Mais Novela Publicado quinta 30 julho, 2020

Ator fala sobre a estreia da novela no Globoplay e a volta do protagonista Clementino: 'É fruto de um meio sem amor'
José Clementino (Tony Ramos) em Torre de Babel - Jorge Baumann

O ator Tony Ramos está empolgado com o retorno da Torre de Babel, que foi exibida originalmente em 1998 na Globo. Agora, a trama fará parte do catálogo do Globoplay a partir do dia 3 de agosto. Escrita por Silvio de Abreu, a história tinha como protagonista o amargurado José Clementino (Tony Ramos), que sai da cadeia 20 anos após ter matado a própria esposa e tem uma vontade de se vingar de César Toledo (Tarcísio Meira), que foi quem o colocou na cadeia.

Com a possibilidade de rever seu persongem, Tony Ramos relembrou como foi este trabalho. “José Clementino era fruto de um meio sem amor e afeto paternos. Agressimo mesmo. Era um carpinteiro de respeito profissional e trabalhava em muitas obras. Comete duplo assassinato e, por injustiça, cumpre anos na cadeia. Sempre se culpou, porque, claro, sabia que havia errado ao matar a esposa. Curiosa até a redenção dele pelo amor. Um novo amor”, declarou.

Ele também relembrou quais foram as cenas mais marcantes da noela. “A cena mais difícil foi no príncipio: manter a mesma emoção em diferentes cenários após o duplo assassinato”, afirmou ele, que lembrou dos momentos que tinha mais carinho em realizar. “As cenas com as filhas eram sempre emocionantes. Difícil destacar uma ou duas. Os nossos bastidores eram fantásticos, de harmoia entre um elenco admirável”, contou.

O autor Silvio de Abreu também falou sobre como foi ter Tony Ramos em seu elenco. “O José Clementino tem dois lados: começa como uma pessoa totalmente revoltada e, pelo amor, ele se transforma. O Tony é um dos grandes atores que a gente tem na TV, no teatro e no cinema. Sempre acho que é muito bom quando um personagem desafia o ator, e ele mergulhou de cabeça nesse”, afirmou.

O grande mistério da novela é quem foi o autor da explosão criminosa do shopping. Entre os suspeitos estão Sandrinha (Adriana Esteves), Diolinda Falcão (Cleyde Yáconis), Ângela Vidal (Claudia Raia) e Jamanta (Cacá Carvalho).

Último acesso: 14 Aug 2020 - 14:10:13 (1058103).