Tieta (Globo), a nova novela do Vale a Pena Ver de Novo, escrita por Aguinaldo Silva, conta a história da cidadezinha fictícia de Santana do Agreste, localizada no Nordeste brasileiro. Inspirada no romance Tieta do Agreste, de Jorge Amado, trazendo como protagonista Tieta (Betty Faria), uma jovem rebelde e cheia de vida que desafia as rígidas convenções de sua comunidade, na juventude, ela é interpretada por Claudia Ohana e é expulsa de casa pelo pai, Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos), influenciado pelas intrigas da irmã mais velha, Perpétua (Adriana Canabrava).
No capítulo desta segunda-feira, 13, Leonora (Lídia Brondi) se recusa a ler a carta de Helena (Françoise Forton) que Carmosina (Arlete Salles) descobriu que pode provar que a mulher está enganando Ascânio (Reginaldo Faria). O coronel (Ary Fontoura) chama novamente Imaculada (Luciana Braga) para a lição, mas Filó (Cristina Galvão) lhe diz que ela está contando uma história para as meninas. Ele vai escutar e acaba caindo no sono.
Carol (Luiza Tomé) conta a Osnar (José Mayer) o que fez com Modesto (Armando Bógus) e ele acha que ela se precipitou. Tieta (Betty Faria) conta para Perpétua (Joana Fomm) que vai ficar no Agreste. Cosme (Paulo Nigri) fala para Ricardo se abrir, mas ele pede que o amigo o deixe em paz. Tieta conta revela para Leonora o que aconteceu entre ela e Ricardo.
Leonora conta para Tieta da carta de Helena. Carol pede desculpas a Modesto e ele lhe devolve o dinheiro. Tieta diz para Carmosina desmascarar Helena. Ela decide procurar Ascânio e lhe diz que pode provar que Helena não é nada do que mostra ser. Carmosina entrega a carta a Ascânio e ele diz que não sabe se deve ler.
Leia também: ‘Mania de Você’: Derrota inesperada! Viola encontra obstáculo em plano contra Mavi