Para quitar sua dívida de sangue, Pedro (Caio Castro) vai montar um plano arriscado para salvar Joaquim (Chay Suede) da prisão em Novo Mundo. Conseguindo autorizar a transferência do prisioneiro, ele monarca vai se disfarçar de bandoleiro para atacar a comitiva e libertar o ex-noivo de Anna (Isabelle Drummond) em cenas previstas para serem exibidas no dia 20/06.
O rapaz estará atrás das grades como o principal suspeito da morte de Elvira (Ingrid Guimarães), quando for informado que será levado para uma masmorra em uma cidade distante. Contando com a amizade da monarquia, ele pedirá ajuda a José Bonifácio (Felipe Camargo), para que encontre uma forma de mantê-lo próximo a corte.
“Fui pego de surpreso. Não sei nem ao menos de onde partiu esse comando. Eu vou falar com o príncipe e impedir que o levem daqui”, garantirá o marido de Narcisa (Márcia Cabrita). Entretanto, ele enrolará tanto para conseguir uma autorização de permanência para o pai de Quinzinho (Theo de Almeida Lopes), que o ministro chegará a cadeia tarde demais.
Sem esperanças a caminho de sua nova prisão, a carruagem de Joaquim será tomada por bandidos, deixando o surpreso ao encontrar o futuro imperador do país. “Achei que fosse ficar um bocadinho mais feliz em ver-me. Vamos, saia. Os guardas resistiram, mas meus oficiais foram bastantes eficientes”, dirá marido da princesa Leopoldina (Leticia Colin)
“Alteza, não quero parecer ingrato, mas o que está exatamente acontecendo aqui? Pensei que não me quisesse mais por perto”, questionará o mocinho, lembrando do momento em que foi abandonado pelo aristocrata na cadeia por acusar Domitila (Agatha Moreira) de trair a coroa.
“A transferência foi ideia minha. Planejei para liberá-lo. Obviamente que um decreto real ordenando a vossa soltura seria muito controverso. Eu sei que não deu valor a nossa amizade com calúnias contra Domitila [Agatha Moreira], mas sei que não mataria ninguém. Sei que és inocente, Joaquim, e para provar… Está em liberdade”, afirmará o protagonista interpretado por Caio Castro.