Um dos mistérios que movimentou ‘Mulheres de Areia’ quando foi transmitido pela primeira vez em 1993 foi a intrigante pergunta: Quem matou Wanderlei (Paulo Betti)?
Apesar de muitos personagens serem suspeitos, Marcos (Guilherme Fontes) foi o primeiro a encontrar o malandro morto em um quarto de hotel. O safado levou uma pancada na cabeça e depois levou alguns tiros.
Pensando em proteger o loiro, Ruth (Gloria Pires) assume a culpa. Como ela estava se passando por Raquel, (Gloria Pires) a professorinha mente ao contar que matou o asqueroso e revelou ainda que ele era seu amante.
A verdade aparece
Porém, quando Ruth é julgada pelo crime no final da trama e é quase condenada por isso, Vilma (Denise Milfont), assume que foi ela quem matou Wanderlei. Afinal de contas, a mulher de Servílio (Antônio Pompêo) era apaixonada pelo crápula e ao se declarar para ele no hotel, ela foi humilhada.
Com raiva, Vilma deu uma garrafada na cabeça dele. Mais tarde, Raquel aparece e mesmo ele estando morto, ela atira nele só por garantia.