Desde o início de Mania de Você, Mavi (Chay Suede) manipula Viola (Gabz), deu um golpe em Luma (Agatha Moreira) e matou o próprio pai. Mesmo assim, o público adora o personagem, como mostram os resultados do primeiro grupo de discussão sobre a trama. O que não acontece com Viola, que traiu o namorado com Rudá (Nicolas Prattes) logo no início da novela.
O fato de que Chay Suede é um ator carismático contribui para isso. Ele conseguiu encantar o público com o deboche do personagem e suas relações conflituosas com Mércia (Adriana Esteves) e Iberê (Jaffar Bambirra). Além disso, há um toque de machismo. Afinal, as mulheres sempre são mais vilanizadas quando agem contra um homem, mesmo que ele não seja lá aquelas coisas.
Entretanto, o adultério não é sempre rechaçado na ficção. Em Cabocla (2004), por exemplo, exibida na Edição Especial nas tardes da Globo, Zuca (Vanessa Giácomo) passa boa parte da novela traindo o encrenqueiro Tobias (Malvino Salvador) com Luís (Daniel de Oliveira), o mocinho da trama.
No caso de Viola, o perdão não se estende porque o público não teve tempo de se identificar com ela. Afinal, toda a trama de Viola e Rudá foi apresentada tão rapidamente que, até hoje, o público não engoliu o casal. O grupo de discussão também mostrou isso.
A psicóloga Marina Vasconcellos, em entrevista ao Notícias da TV, opinou sobre a situação: “Psicopatas são extremamente sedutores, inteligentes. Eles mentem para caramba, acreditam nas suas mentiras e persuadem os outros. São pessoas que não fazem os outros suspeitarem da maldade que têm por trás, e o público costuma ser seduzido por esses personagens”, disse.
Leia também: Viola parte para cima de Luma após ser ‘desmascarada’ em ‘Mania de Você’