EXCLUSIVO: Miguel Coelho e Isabela Souza revelam os desafios de dar vida a professores em ‘A Caverna Encantada’

Miguel Coelho interpreta Gabriel e Isabela Souza, Pilar, em A Caverna Encantada

Isabela Souza e Miguel Coelho (Lourival Ribeiro)
Isabela Souza e Miguel Coelho (Lourival Ribeiro)

Nesta terça-feira, 15, Dia do Professor, o Mais Novela traz, com exclusividade, um bate-papo para lá de especial com Miguel Coelho, ator que vive o professor Gabriel em A Caverna Encantada (SBT), e Isabela Souza, que interpreta a professora Pilar.

Publicidade

Os professores desempenham um papel fundamental no desenvolvimento social e educacional, sendo responsáveis por formar as futuras gerações. Na teledramaturgia, eles são frequentemente retratados como figuras inspiradoras. No SBT, muitas novelas representaram a temática escolar como: “Colégio Brasil” (1996), “Chiquititas” (1997), “Carrossel” (2012), “Chiquititas” (2013), “Carinha de Anjo” (2016), “As Aventuras de Poliana” (2018) e “Poliana Moça” (2022).

Em “A Caverna Encantada”, Gabriel e Pilar são os educadores dos alunos Colégio Interno Rosa dos Ventos. Gabriel se destaca por seu jeito brincalhão e divertido com os alunos, sempre priorizando o bem-estar das crianças em suas interações. Sua abordagem cômica cria um ambiente acolhedor, onde os alunos se sentem à vontade. Pilar, por sua vez, é uma professora paciente e compassiva, conquistando o carinho de seus alunos com sua dedicação. Essa conexão especial entre Gabriel e Pilar vai além da amizade, pois eles cultivam um afeto um pelo outro, refletindo a harmonia e o companheirismo presentes na sala de aula.

Miguel Coelho:

Qual é o maior desafio de representar um professor no contexto da trama? Tem algum professor que marcou a sua trajetória?
“O desafio é ser o exemplo, ser a referência. Você precisa pensar cuidadosamente em tudo que vai planejar na cena, como a forma que serão transmitidas as informações; é uma responsabilidade muito grande. O professor que mais me marcou foi o de teatro, chamado Zé Adão Barbosa, um cara que me deu oportunidade de estudar teatro e me tornar ator”.

Como você acha que a novela e o professor Gabriel podem ajudar a conscientizar o público sobre a importância da educação?
“Justamente ao aliar a educação a algo que as crianças gostem, um professor pode ser visto de uma maneira lúdica, divertida e interessante. Ele se envolve realmente com os alunos, demonstrando preocupação, e estabelece uma parceria, em vez de uma relação de liderança ou chefia.”

Publicidade
Miguel Coelho (Lourival Souza)
Miguel Coelho (Lourival Souza)

 

Isabela Souza:

Como está sendo a experiência de interpretar a professora Pilar em “A Caverna Encantada”? Você se inspirou em algum professor da sua vida real para o papel?
“Tem sido uma experiência maravilhosa, muito enriquecedora. Eu amo a Pilar e me identifico muito com ela em vários aspectos. Me lembro de todos os professores que já tive – de atuação, de canto, de dança e de todas as outras disciplinas – e que me fizeram crescer tanto em todas as áreas. Me sinto honrada em poder, de certa forma, homenagear essa profissão tão importante nas nossas vidas”.

Na sua opinião, qual a importância dos professores na formação dos personagens dentro da trama e aos alunos na vida real?
“Professores podem mudar a vida dos seus alunos para sempre, e isso é um grande privilégio e responsabilidade. O professor tem como missão não só trazer conhecimento, mas encorajamento, força e confiança. Me faz muito feliz poder representar uma profissão tão necessária e essencial na vida de todos nós”.

Publicidade
Isabela Souza (Lourival Souza)
Isabela Souza (Lourival Souza)

 

JULIANA GARDESANI é jornalista, tem 31 anos e é formada pela UNINOVE. Tem passagens pelo UOL (Splash), Vogue Brasil e Glow News, além de já ter trabalhado em assessorias de imprensa. Escreve há seis anos sobre moda, beleza, televisão e celebridades