Duda Brack revela em quem se inspirou parar criar a Iolanda de Além da Ilusão

Intérprete de Iolanda na novela Além da Ilusão, Duda Brack fala da parceria com Marisa Orth em cena e define sua personagem

Iolanda (Duda Brack) na novela Além da Ilusão – Globo / Victor Pollak

A atriz Duda Brack chamou a atenção do público em suas primeiras cenas na novela Além da Ilusão, da Globo, na qual interpreta a vedete Iolanda, que trabalha no show com Margô (Marisa Orth). Na trama, a personagem dela se envolve em um plano de Joaquim (Danilo Mesquita) para destruir o romance de Davi/Rafael (Rafael Vitti) e Isadora (Larissa Manoela).

Publicidade

Assim, a atriz definiu como vê a história de sua personagem na novela. “Eu vejo a Iolanda como uma sobrevivente, se pudesse defini-la com uma palavra só. Para o contexto da sociedade na época, ela é uma mulher marginal, está à margem do modelo de mulher da sociedade da época: mãe solo nos anos 1940, artista, vedete do teatro de revista que saiu de casa muito cedo para se jogar nas estradas e acreditar no sonho de fazer arte, e teve de lidar muito cedo com a realidade do que era o mundo para uma mulher naquela época. Então, todas as vilanias que ela comete na trama têm isso muito claro como pano de fundo; ela foi ganhando malícia e jogo de cintura para sobreviver às questões com as quais se deparava: de fome, de dificuldade financeira, de filho pra criar. Acho que ela tem na Margô uma âncora, uma espécie de farol; creio que seja a grande referência dela, uma mãe, madrinha, amiga. Apesar de saber da realidade em que está inserida, de como o mundo a enxerga e do quão limitador isso pode ser, ela é uma mulher que quer acreditar na arte, no amor – ela é romântica também. É uma mulher visceral, sonhadora, idealista e forte, mas também tem seu lado frágil, com uma carência e solidão enormes. É uma personagem linda, cheia de camadas, com muito borogodó“, disse ela. 

Além disso, Duda Brack revelou em quem se inspirou para criar a personagem Iolanda. “Eu vejo a inspiração sempre como um caleidoscópio. São vários prismas, a gente puxa uma coisa de cada lugar, vai tecendo uma colcha de retalhos e, com isso, moldamos a construção do personagem. Eu busquei as dores em comum na minha história e na história das mulheres da minha família, mas também pesquisei várias coisas de ícones da época: Betty Boop, Carmen Miranda, Luz del Fuego, Bibi Ferreira, Hebe, as vedetes todas do teatro de revista, toda essa estética, o que isso significava para a época. E ainda, e sempre, uma das minhas maiores referências como atriz, que é a Penélope Cruz. Eu sou apaixonada por ela, que é uma influência muito grande para mim, e a personagem dela em ‘Vicky Cristina Barcelona’ tem um tom um pouco parecido com a Iolanda no que cabe à personalidade – não posso falar muito para não dar spoiler. E, ainda, a Marilyn Monroe – pesquisei bastante sobre a história e a vida dela. Trazendo algumas coisas que foram bem simbólicas para mim ao longo do processo, busquei mulheres fortes, contraventoras para as suas épocas”, declarou. 

Amizade de Duda Brack e Marisa Orth

Por fim, a atriz falou sobre sua amizade com a atriz Marisa Orth nos bastidores das cenas. “Tem sido muito especial construir as personagens com a Marisa, porque ela já conhecia o meu trabalho – e eu, vendo o trabalho dela desde criança na TV, sempre a tive como uma grande rainha, sempre a admirei. Isso já é natural, de artista para artista. A admiração que a Iolanda tem pela Margô é algo que eu já tenho pela Marisa, e isso é meio caminho andado. E a Marisa já me conhecia e me acolheu, ficou feliz que iria estar comigo, e isso nos aproximou muito; ela se tornou uma espécie de madrinha para mim, como atriz, e a gente troca muito sobre música e sobre a vida. Já virou uma grande amiga com quem eu já tive a oportunidade de ter conversas profundas, então foi paralelo. A gente construiu isso, que está refletindo na relação das personagens. Eu sinto que ela me ilumina“, declarou. 

Iolanda (Duda Brack) e Margô (Marisa Orth) na novela Além da Ilusão

Publicidade