Emerenciana pede que Boanerges tome cuidado para não se meter em briga feia com Justino. Pequetita garante a Joaquim que pretende perdoar as mentiras de Luís até que ele se case com ela. Tobias decide tomar satisfações com Justino.
Tomé consegue acalmar Tobias e diz que vai lutar ao lado dele, se Justino expulsar sua família. Boanerges decide chamar Zuca para morar na fazenda por uns tempos e ajudar Emerenciana. Belinha tem a ideia de alfabetizar os adultos da região, dando aulas à noite na escola. Boanerges promete pensar no assunto. Ritinha e Belinha saem para passear e Emerenciana manda que Nastácio as siga.
Luís confere registro de terras no cartório
Luís confere o registro no cartório de Xexéu e confirma que as terras são mesmo de Justino. Porém, ele afirma para Boanerges que talvez haja uma maneira de resolver a situação. Bina concorda em mandar Zuca para a casa de Boanerges. Belinha e Neco finalmente se encontram e Nastácio vê. Felício se embriaga e ofende Mariquinha.
Nastácio afirma para Ritinha que não conta o que viu se ela lhe der um beijo. Ritinha, então, lhe dá um tapa. Emerenciana vê e pergunta o que houve. Justino percebe que Mariquinha está abalada. Zuca atira um cravo de longe para Luís.