Ator de ‘Cabocla’ e ‘Tieta’ enfrentou depressão após afastamento das novelas

Ator trabalhou nas duas novelas da Globo

Ator da Globo - Divulgação/Globo
Ator da Globo – Divulgação/Globo

Sebastião Vasconcelos, intérprete memorável de Felício em Cabocla (2004) e Zé Esteves em Tieta (1989), deixou um legado marcante na TV brasileira. O ator, que faleceu em 2013 aos 86 anos, será lembrado novamente com a reprise de Tieta, que estreia no Vale a Pena Ver de Novo em 2 de dezembro.

Publicidade

Ao longo de sua carreira, Sebastião participou de mais de 30 novelas na Globo, além de ser o protagonista da primeira versão de Cabocla, exibida pela extinta TV Rio em 1959. Apesar de uma trajetória brilhante, sua saída da emissora em meados dos anos 2000 marcou o início de uma fase difícil para o ator.

Após se mudar para a Record, ele atuou em novelas como Caminhos do Coração (2007) e Mutantes: Caminhos do Coração (2008). Sem trabalhos fixos após deixar a Record, Sebastião enfrentou depressão e um agravamento de sua saúde. Diagnosticado com enfisema pulmonar, ele se recusava a seguir o tratamento e mostrava sinais de desânimo profundo, conforme relatou sua esposa, Vilma Guisser Costa.

“Desde que a Globo não renovou seu contrato, ele perdeu o interesse em viver. Para ele, isso foi como a morte”, disse Vilma em entrevista ao UOL em 2013. O ator foi internado duas vezes antes de falecer em julho daquele ano, vítima de choque séptico e parada cardiorrespiratória.

Leia também: Mocinha virou vilã? Viola fica alucinada e destrói Rudá em ‘Mania de Você’

Siga a Mais Novela no Google News e acompanhe nossos destaques

Laís Seguin é jornalista formada pela UNIMEP (Universidade Metodista de Piracicaba) e atua na imprensa desde 2021. Em Mais Novela e Márcia Piovesan, costuma escrever sobre celebridades, seu estilo de vida e também sobre as novidades da TV