As odiadas mais amadas: Relembre as maiores vilãs de novela

As vilãs de novelas tem conquistado cada vez mais o público de casa, deixando de ser totalmente odiadas, para serem admiradas

Nazaré em 'Senhora do Destinho' e Carminha em 'Avenida Brasil'. Foto: TV Globo
Nazaré em ‘Senhora do Destinho’ e Carminha em ‘Avenida Brasil’. Foto: TV Globo

O público ama acompanhar os finais felizes do folhetim, mas para que eles aconteçam a trama precisa de um personagem envolvente, o vilão. Nas novelas, tem tido um destaque cada vez maior, já que o fãs gosta de entender suas motivações e o desfecho de suas crueldades.

Publicidade

Pensando nisso, preparamos uma lista com as odiadas mais amadas pelo público de casa. Confira:

Odete Roitmann – Vale Tudo (1988)

“Quem matou Odete Roitmann?”. Antes de dar início ao maior mistério da novela Vale Tudo, Odete Roitmann, personagem de Beatriz Segall, conquistou a atenção do público com suas tiradas e o seu desprezo. Após sua morte, os brasileiros que acompanharem a trama não perderam um segundo do folhetim para conseguir desvendar a morte da vilã.

Perpétua – Tieta (1989)

Em 1989, foi a vez de Perpétua, interpretada pela Joanna Fomm, provar ao público da novela Tieta o quanto poderia ser sagaz. Na trama, ela era uma falsa beata que cometia diversos pecados e sempre arruma um jeito de não ter suas ações reveladas.

Publicidade

Raquel – Mulheres de Areia (1993)

Raquel, personagem de Gloria Pires em Mulheres de Areia, é a terceira vilã dessa lista. A irmã gêmea de Ruth mostrou o seu lado vingativo após sua irmã tomar seu lugar depois de sofrerem um acidente.

https://www.youtube.com/watch?v=DOe3nG3Zw7U

Publicidade

Branca – Por Amor (1997)

Em Por Amor, a madame Branca, personagem de Susana Vieira, foi muito odiada por conta das vezes em que ela humilhou seu filho caçula. E também, por conta de suas respostas ácidas, como ela diz: “Quando eu sou boa, eu sou boa. Mas quando sou má, eu sou ótima”.

Laura – Celebridade (2003)

Em Celebridade, Laura provou que para se tornar uma boa vilã, ser uma grande invejosa é necessário. Na trama, a personagem de Claudia Abreu fez de tudo para conseguir o que Maria Clara (Malu Mader), a mocinha da novela, tem. Lembrando que a cena mais marcante de toda a trama foi aquela em que Laura leva vários tapas de Maria Clara no chão do banheiro.

Publicidade

Nazaré Tedesco – Senhora do Destino (2004)

No quesito vilã de novelas a icônica Nazaré Tedesco (Renata Sorrah) não pode deixar de ser citada. Em Senhora do Destino, ela raptou uma criança, a Lindalva, para criar como se fosse sua filha biológica. E, disposta a guardar esse segredo para sempre, ela cometia crimes horríveis para se manter livre da verdade. Entre seus atos mais cruéis, estava o hábito de jogar seus rivais escadas abaixo, fingindo que a morte foi apenas um acidente.

Publicidade

Bia Falcão – Belíssima (2005)

Em 2005, foi a vez de Bia Falcão (Fernanda Montenegro) se tornar uma das vilãs mais amada na novela Belíssima. Na trama, a poderosa não deixava seus familiares se envolverem com pessoas pobres. Mas a verdade por trás disso é que ela viveu um grande amor pelo humilde Murat, mas sua ambição falou mais alto. Assim, no folhetim ela o largou e abandonou a filha que teve com ele.

Flora – A Favorita (2008)

Em A Favorita, novela que foi reprisada recentemente, Flora (Patricia Pillar) parecia ser a grande mocinha no ínicio da trama. Acusada de matar o amante, ela passou boa parte do tempo jurando ser inocente. Mas, no final das contas, ela era a maior vilã da obra, com diversos crimes em sua ficha.

Carminha – Avenida Brasil (2012)

Lembrada até hoje, a personagem icônica interpretada por Adriana Esteves, a Carminha, deu inúmeros golpes em Avenida Brasil. Primeiro enganou Genésio, pai de Rita, que foi abandonada por ela no lixão, e em seguida iludiu Tufão. Fingindo ser a esposa e mãe exemplar, ela protagonizou cenas marcantes na dramaturgia, mas a que ficou marcada na memória do público foi a quela em que Rita aprece cuspindo no rosto de Carminha e a outra em que ela grita ‘inferno’.

Josiane – A Dona do Pedaço (2019)

Dentre as novelas mais recentes, temos a personagem de Agatha Moreira em A Dona do Pedaço. Na trama, Josiane mostrou o quanto conseguia ser má e cruel. A jovem tinha o sonho de ser uma influenciadora digital e, para conquistar, topava qualquer coisa para conseguir, inclusive prejudicar a própria mãe, a Maria da paz.

 

LETICIA COUTO é formada em Jornalismo, pós-graduada em Comunicação e Produção de Moda e trabalha em redação desde 2020. Já escreveu nas editorias de comportamento e entretenimento, com passagens pelos sites Rolling Stone Country, Máxima Digital, Tititi, Minha Novela, Márcia Piovesan e Mais Novela.