Vanessa da Mata quebra o silêncio após receber críticas por se declarar uma pessoa preta

Vanessa da Mata abriu o coração sobre a polêmica

Vanessa da Mata (Reprodução/Divulgação)
Vanessa da Mata (Reprodução/Divulgação)

Vanessa da Mata virou assunto e gerou polêmica sobre identidade racial ao relembrar ter sido criticada após se declarar como uma pessoa preta. A cantora decidiu se pronunciar sobre o assunto.

Publicidade

Em conversa no Roda Viva, da TV Cultura, ela contou ter sido ensinada a não dizer que não era negra, mesmo tendo uma mãe negra, com descendência indígena.

“Fui ensinada a dizer que não era [negra]. Minha filha, olha meus traços, olha o meu cabelo, olha a minha bunda. Sou completamente negra. A pele foi do meu pai, mas até o canto é da minha mãe”, disse a artista.

Vanessa da Mata ainda detalhou como aconteceu sua desconstrução: “Isso foi um embate sério, até eu demorei um pouco [para me reconhecer como negra], porque você é ensinada a não ser.”

Admiração

Ela ainda apontou que, atualmente, as pessoas pretas se admiram e se amam como são.

“É muito bom ver as novas gerações como elas se afirmam, dá um orgulho, mas ainda temos essa situação de querer disfarçar e não querer se ver”, ressaltou.

A artista relembrou que foi rechaçada quando falou que não se reconhecia como branca.

“Infelizmente, rola uma não aceitação dentro do próprio movimento. O preto retinto sobre imensuravelmente mais, é imensurável o sofrimento, mas a gente passa por sofrimento também”.

Publicidade

Leia também: Cadê ela? Verdadeiro motivo do sumiço de Virginia Fonseca vem à tona

Publicidade

JULIANA GARDESANI é jornalista, tem 31 anos e é formada pela UNINOVE. Tem passagens pelo UOL (Splash), Vogue Brasil e Glow News, além de já ter trabalhado em assessorias de imprensa. Escreve há seis anos sobre moda, beleza, televisão e celebridades