Ícone do site

Ex-BBB Matteus Amaral é acusado de fraudar cota racial para ingressar na faculdade

Published 14/06/2024
Matteus Amaral - Reprodução/Instagram

Matteus Amaral - Reprodução/Instagram

Matteus Amaral, vice-campeão do ‘BBB 24’, causou uma enorme polêmica nesta semana ao se envolver em fraude de cotas raciais. Segundo o Notícias da TV, o gaúcho teria se declarado negro para garantir uma vaga no curso de Engenharia Agrícola do IFFar (Instituto Federal Farroupilha).

Nos documentos, Matteus Amaral Vargas se autodeclara como ‘preto’ para garantir o ingresso através das cotas, que são reservas de vagas para grupos étnico-raciais. Apesar disso, no resultado preliminar que foi publicado em 17 de janeiro de 2014, o rapaz não conseguiu a vaga ao ser desclassificado por ter zerado a redação.

No entanto, semanas depois, ele apareceu como aceito para uma vaga no curso de Engenharia Agrícola por meio das cotas raciais, mas em outro edital. Durante o confinamento, ele chegou a falar sobre a graduação, confessando ter estudado até o quinto semestre.

Vale lembrar que a Lei de Cotas do Brasil é destinada para grupos de candidatos pretos, pardos, indígenas, pessoas de baixa renda e pessoas com deficiência no ensino superior, como resposta à desigualdade histórica de acesso à educação no país. Até o momento, Matteus não se pronunciou sobre a polêmica.

Confira!

Sair da versão mobile