Ícone do site

Atriz Léa Garcia morre aos 90 anos

Published 15/08/2023
Léa Garcia - Reprodução/Instagram

Léa Garcia - Reprodução/Instagram

Morreu na manhã desta terça-feira, Léa Garcia, uma das primeiras atrizes negras da televisão brasileira. “É com pesar que nós familiares informamos o falecimento agora na cidade de Gramado, no Festival de Cinema de Gramado, da nossa amada Léa Garcia”, dizia a publicação feita por seus familiares no Instagram.

Hoje, estava prevista uma honra especial para ela. Léa e Laura Cardoso estavam programadas para serem agraciadas com o Troféu Oscarito, uma das homenagens mais tradicionais do Festival de Cinema de Gramado.

Nascida em 1933, Léa começou sua carreira na televisão na década de 50, e em 1976, fez seu papel de maior sucesso. Ela interpretou Rosa, a vilã de “Escrava Isaura”.

“Escrava Isaura é o meu cartão de visitas. Tive muitas dificuldades em fazer cenas de maldade com a Lucélia Santos. Eu me lembro de uma cena em que, quando a Rosa acabou de fazer todas as perversidades com a Isaura, eu tive uma crise se choro, me pegou muito forte. Chorei muito, não com pena, mas porque me tocou”, contou Léa no Memória Globo.

Entre os últimos trabalhos de Léa Garcia na telinha, estão a Mazé, da novela “Êta Mundo Bom!” em 2016, a Luzia de “Sol Nascente” em 2017, a Clotilde de “Carcereiros” em 2019, a Dona Laura de “Arcanjo Renegado” em 2020, e a mãe de Osória, da série “Independências” em 2022.

Veja a publicação:

Sair da versão mobile