‘BBB 25’: Por que o programa não decolou? Veja os motivos

Crítica especial do ‘BBB 25’: Por que o programa não decolou? Veja os motivos que separamos sobre a edição deste ano

BBB 25 - (Reprodução/Globo)
BBB 25 – (Reprodução/Globo)

Apesar da grande repercussão nas redes sociais, que funcionam como um termômetro poderoso já há alguns anos, o BBB 25 naufragou e entregou uma das edições mais mornas da história.

Publicidade

Mesmo com o incessante empenho da direção do programa, que foi incansável na busca por soluções e dinâmicas que fizessem os participantes reagirem, a temporada foi fraca e com muito pouca intensidade.

Na noite desta última terça-feira, 22, a sister Renata foi consagrada como a grande campeã da temporada, derrotando os adversários Guilherme e João Pedro em uma final apagada, que precisou recorrer a imagens e participantes antigos para dar um ar de novidade ao desfecho.

Com uma imensa legião de fãs, além da força da imprensa especializada, que ainda acreditam no projeto e fazem de tudo para o BBB decolar, a pergunta que fica agora é: por que o programa deste ano flopou e foi tão ruim?

O que fez o BBB flopar esse ano?

O Mais Novela analisou a edição por completo e listou alguns dos possíveis motivos que teriam contribuído para a atração não surpreender em 2025. Espia só:

Publicidade

Duplas: A entrada dos participantes em dupla não foi uma ideia acertada. Com um importante aliado a tiracolo, os brothers se deixaram levar por suas respectivas redes de apoio e demoraram para entrar no game. A grande maioria deles só “deslanchou” quando os seus parceiros deixaram a casa, como Dona Vilma, Vitória Strada, Vinícius e Renata, só para citar alguns;

Dinâmicas: A falta de dinâmicas mais contundentes em momentos de crise, como o quarto branco, a casa de vidro e a repescagem, poderiam ter funcionado aqui, com a entrada de novos competidores que substituíssem um pouco os já confinados;

Substituições: Apesar dos problemas enfrentados pelo time de pipocas e camarotes desde o começo, a produção preferiu não intervir mais efetivamente em uma possível troca de alguns deles, criando uma estratégia até então desconhecida de alterar parte do elenco, visando uma maior força do BBB ao longo dos meses. Acredito que pouca gente iria achar ruim se logo na segunda semana um paredão tirasse uma leva deles e colocasse outros selecionados no lugar;

Publicidade

Elenco: Por fim, o elenco. Não tem jeito, a escolha ruim dos participantes culminou em uma edição desastrosa, que só não foi pior justamente pelo empenho de um time (composto por fãs do programa, imprensa especializada e equipe de produção), que se virou nos 30 e “tirou leite de pedra” para provocar algum tipo de entretenimento com a atração.

Em 2026, muitas coisas precisam ser repensadas e analisas com cautela. Será que vale a pena mesmo manter famosos no Camarote? Será que os votos por CPF não ajudariam nos paredões, já que excluiriam as torcidas radicais e os possíveis “robôs que votam”? Será que não é a hora de trocar o apresentador ou apostar na aguardada edição ‘All Stars’ para dar um respiro e um ar de frescor ao BBB?

Tudo isso precisa ser ponderado com calma, afinal, o público ainda compra a ideia da casa mais vigiada do Brasil e veste a camisa do programa, mesmo quando nem os escolhidos para entrar ali acreditam mesmo no projeto. Vamos aguardar…

Publicidade

Veja mais sobre o término do BBB 25:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Big Brother Brasil (@bbb)

Publicidade

Felipe Gatto é editor de conteúdo dos sites Mais Novela e Márcia Piovesan. Formado em Comunicação, tem mais de 13 anos de experiência no mundo da TV e do entretenimento, suas grandes paixões. Já passou por diversos veículos, como Caras, UOL, Yahoo e Observatório da TV.