Tudo sobre o último capítulo de ‘O Sétimo Guardião’

Após mortes de Gabriel e Olavo, final feliz de Valentina, Luz encerra a novela se banhando na fonte mágica

sexta 17 maio, 2019
Luz termina sozinha, mas feliz
Luz termina sozinha, mas feliz Foto: Divulgação Globo

Chegou a hora da verdade no capítulo final de O Sétimo Guardião. Despois que Eurico (Dan Stulbach) é baleado por Sampaio (Marcello Novaes), Afrânio (Eriberto Leão) corre e tira o prefeito da frente das máquinas, que avançam e derrubam as grades que protegem o casarão de Egídio (Antonio Calloni). Eurico sangra muito e Afrânio faz com que ele sente no chão do outro lado da calçada. Depois olha para o casarão, vê que as máquinas derrubaram as grades e avançam pelo jardim. Enquanto isso, Valentina (Lilia Cabral), Gabriel (Bruno Gagliasso) e Murilo (Eduardo Moscovis) observam, tensos, toda a movimentação. Assim que Olavo (Tony Ramos), Sampaio e seus capangas entram na casa, Afrânio liga para a polícia federal. Junior (José Loreto) avisa a Geandro (Caio Blat) e Marilda (Letícia Spiller) que Eurico foi baleado e a primeira dama se desespera.

luz

Luz (Marina Ruy Barbosa) conta a Murilo que Afrânio chamou a polícia federal e pede que a irmandade ganhe tempo até as autoridades cheguem. Ele promete que irá proteger a fonte e a descoberta do tesouro arqueológico. Marilda vê Eurico sangrando e pede perdão por ter estimulado o marido a bancar o corajoso ela primeira vez em sua vida. Cansada de tanto esperar notícias do pai, Laura (Yanna Lavigne) também vai para o casarão, sem imaginar o que a espera. Cheio de moral Olavo se se separa de seus meganhas dentro de casa e acaba encurralado por Valentina na sala dos retratos. Os dois discutem e, como num filme de faroeste, se armam para um duelo decisivo. Valentina é mais rápida, atira e acerta no peito de Olavo, que olha para o ferimento surpreso. Ele vê o sangue a brotar e depois a encara indignado. “Mas, que merda! Como é que você se atreve a fazer uma coisa dessas comigo... Eu ia ganhar muito dinheiro com aquela água!!!!”, diz ele antes de desabar morto. Valentina sai apressada da sala.

Gabriel

Em outro cômodo, Peçanha (Felipe Hintze) toma coragem, rende Sampaio e Gabriel conta que os federais estão chegando. Nesse momento, Laura chega ao local da batalha e se desespera ao ver o pai morto. Ela pega a arma do vilão e sai em busca de vingança. Laura encontra Gabriel e Luz discutindo a questão de a professora ter comunicado às autoridades sobre o tesouro arqueológico e avisa matar a rival. Gabriel tenta contemporizar que não existe nenhuma razão para a morena querer matar a ruiva. Mas não adianta. “É o que você acha, porque ela te enfeitiçou! Se meteu entre nós desde que você veio pra esse fim de mundo. Fez tudo para atrapalhar minha vida! Não descansou enquanto não separou a gente de uma vez por todas”, grune a megera. Junior tenta impedir Laura de atirar, mas não adianta. Gabriel se joga na frente de Luz para protegê-la no momento em que Laura aperta o gatilho... E a bala o acerta em cheio. Laura fica um instante paralisada, os policiais, que finalmente chegaram, se jogam em cima dela e a desarmam.

fa

Valentina vê Gabriel agonizando no chão e grita: “Meu filho!” Luz e Júnior seguram Gabriel, que sangra e vai escorregando nos braços deles. Antes de dar seu último suspiro, Gabriel pede ao primo: “Cuide da Luz.. Fica com ela!” Marcos Paulo (Nany People) deixa Valentina escapar dos seus braços, ela vai se ajoelhar ao lado do filho. Luz se ajoelha do outro lado, Júnior de pé junto a ela. Os outros em torno emocionados, Maltoni (Matheus Abreu), com Elisa (Giullia Buscaccio), já acendem uma vela. E, por trás da chama da vela que desfoca, vê-se quando Feijão (Cauê Campos) se afasta da cena e entra na casa, já sabendo que é o novo Guardião-Mor. Feijão desce a escada, caminha em direção à fonte, para diante do receptáculo vazio de água. Tira a camisa, a calça, a roupa toda... A pata do gato às suas costas. A luz se transfigura. Feijão vai se colocar debaixo da fonte, olha para o alto, ergue os braços abertos para ela... E, vigorosa como antes, a água jorra com toda força sobre ele. Instantes. Murilo e o Padre Ramiro (Ailton Graça) surgem no alto da escada e se emocionam com essa imagem poderosa.

Leon

Alguns dias depois, Leon reaparece na cidade, derrubando Padre Ramiro da bicicleta. O casamento de Maltoni e Elisa é emocionante e alivia um pouco a tristeza pelo falecimento de Gabriel. Menos para Rivalda (Giulia Gayoso), que lamenta a morte de Olavo e a chance de ficar rida. Peçanha vira o novo delegado de Serro Azul e, como prometido pede a mão de Marcos Paulo em casamento a Valentina. A ricaça volta para sua mansão e, ao chegar em casa, dá de cara com Sampaio lá. Ele conta que Laura conseguiu ser libertada, alegando ter matado Gabriel por privações de sentidos e assumiu o lugar do pai nas empresas. Sampaio afirma que foi apenas buscar as coisas dela. “Fui sincero quando lhe disse que agora estou em outra. A Laura virou uma grande empresária e eu sou conselheiro dela... Além de amante. Pra manter minha nova posição eu tenho que andar na linha”, diz ele, antes de partir.

Luz

As escavações na gruta revelam realmente uma tesouro arqueológico sem precedentes no país. Todo o trabalho faz Luz descobrir o que realmente quer fazer da vida. E ela vai contar ao avô que decidiu estudar arqueologia e viajar o mundo. Júnior fica arrasado com a partida de Luz, mas entende que a jovem precisa desse espaço. Ele, talvez, não imaginasse que fosse demorar tanto tempo.... Sete anos se passam... Luz está de volta a Serro Azul e vê Leon no pórtico da cidade. Luz entra no casarão e ouve os aplausos. Lá estão: Stella (Vanessa Giácomo) com o filho de seis anos e Adamastor (Theodoro Cochrane) do lado, Lourdes Maria (Bruna Linzmeyer) com o filho de seis anos e Geandro, Afrodite (Carolina Dieckmann) com Diana (Laryssa Ayres) e Walid (Gabriel Stauffer), Rivalda, Bebeto (Eduardo Speroni), Cristiana - agora já mocinha - e mais o filho de seis anos, Nicolau (Marcelo Serrado)à parte. Stefânia (Carol Duarte) com João Inácio (Paulo Vilhena) e mais o filho de seis anos, Afrânio (Eriberto Leão) e sua turma de arqueólogos, Marcos Paulo e Peçanha, Patrício (Lucci Ferreira), ajudado por Liliane (Simone Zucato), documentando tudo, Leonardo (Jaffar Bambirra) filmando, Eurico e Marilda...

casamento

Valentina, sentada diante da mesa, assina um documento enquanto todos aplaudem, Júnior de pé ao seu lado, Luz com eles... “E assim, depois de algum atraso por conta de entraves burocráticos, na presença do Prefeito Eurico Júnior, declaro inaugurada a Fundação Gabriel Marsalla, que funcionará neste casarão por mim doado. Sob a direção da arqueóloga Luz Vidal, a Fundação vai cuidar da preservação do tesouro arqueológico encontrado lá embaixo”, diz ela. Mirtes (Elizabeth Savalla) toma a palavra. “E não percam a festa de inauguração do Chez Guilherme, o restaurante do meu neto (Caio Manhente). O jantar será por conta da casa... E terá champanhe!”. Marcos Paulo se aproxima de Valentina e a abraça, Marilda também chega já falando: “Foi tudo muito lindo, mas sei que a doação não foi de graça! Você dá o casarão, eles te dão um estoque anual da água... E eu quero minha parte!”. E sai trotando. “Ainda bem que eu tinha escondido as fórmulas!”, diz Marcos Paulo. “Vamos aumentar a produção dos cremes todos”, comemora Valentina.

fa

Por fim, Luz reencontra Feijão, que está diante da fonte, que jorra poderosa. Luz desce a escada com uma sacola, ele se volta. “Ainda sou uma guardiã?, pergunta. “Claro! Seu lugar ficou guardado até sua volta”, responde o poderoso chefão. Luz entrega a ele o Livro da Irmandade que Judith (Isabela Garcia) havia escondido e ela achou na gruta. “Eu também guardei uma coisa pra você. Afrânio me deu na minha última visita, mas achei que só devia te entregar hoje”, avisa ela. “Nunca falei pra ninguém, mas foi Judith quem pegou ele naquele dia...”, desabafa ele. “E escondeu na outra gruta. Gabriel não conseguiu, mas agora você pode ler ele todo”, diz ela. Luz olha para a fonte e admite ao amigo: “Vou te contar um segredo. Eu sempre quis tomar banho nessa água”. Feijão indaga: “Por que não faz isso agora?”. Luz comenta, sem graça. “Ah, Arnaldo... Porque não sou mais criança! E se chegar alguém?”, pergunta. “Sou o guardião-mor, mando cair fora!”, brinca Feijão. Luz olha para a fonte de novo... E não resiste. Vai lá, entra na água, fica debaixo do jorro, pula, chafurda, grita, dá risadas na maior alegria... Feijão também às gargalhadas. “Como é que tá a água, muito fria?”, indaga ele. “Pra caramba!”, ri a ruiva. Luz, em câmera lenta, brinca na água, dá um pulo de braços abertos como se fosse uma criança feliz por fazer travessura e... É o fim!


Mais Notícias:


Jorge Luiz Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  1. 1 'A Dona do Pedaço': Vivi e Maria da Paz se estranham duas vezes
  2. 2 'A Dona do Pedaço': Josiane usa Téo para enganar a mãe
  3. 3 Neymar é flagrado beijando muito em festa
  4. 4 Humberto Martins pode voltar a aparecer na trama das 19h
  5. 5 Anitta faz arraiá com presença de Scooby e dos 'ex' Neymar e Medina

NOVELAS

  1. 1 'A Dona do Pedaço': Vivi e Maria da Paz se estranham duas vezes
  2. 2 'A Dona do Pedaço': Josiane usa Téo para enganar a mãe
  3. 3 Humberto Martins pode voltar a aparecer na trama das 19h
  4. 4 'A Dona do Pedaço': Maria passa vergonha com a família de Régis
  5. 5 Narjara Turetta estrela episódio de ‘Sob Pressão’, dirigido por Julio Andrade
/=\